HISTÓRICO
 DIRETORIA
 PERFIL DO PRESIDENTE
 EX-PRESIDENTES
 ESTATUTO
 CONSELHOS
Início > HISTÓRICO
Missão Visão
Promover a integração, o desenvolvimento empresarial e social, estimulando a livre iniciativa e o associativismo.
Ser reconhecida como entidade de classe referência na integração, representação e atendimento aos anseios da classe empresarial.


A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) foi criada num período conturbado da história nacional, às vésperas da Revolução de 30. Homens visionários criaram em 28 de maio de 1929 um fórum para debates e busca de soluções para os problemas do Município e região.

Há 75 anos começou a ser escrita a história da Associação Comercial e Industrial de Itajaí quando na reunião realizada em 28 de maio de 1929 na Prefeitura de Itajaí foi eleita a primeira Diretoria: Bonifácio Schmitt (Presidente), Victor Kleine (Primeiro Secretário), Augusto Voight (Segundo Secretário), Manoel Vieira Garção (Tesoureiro) e no conselho deliberativo: Júlio Willerding, Arno Bauer e José Eugênio Muller.

No primeiro ano de atividade, a ACII se engajou na luta em favor do Porto de Itajaí, às vésperas da Revolução de 30. Em seguida reivindicou a construção do cais e a estrutura necessária para que o terminal fosse organizado oficialmente. A primeira sede da Entidade situava-se na casa de Eduardo Dias de Miranda, na Rua Lauro Muller, onde anteriormente funcionou os correios até 1942.

Entre os anos de 56 a 78, a ACII teve participação ativa na construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, destacando-se por sua preocupação com a comunidade. A Associação pode ser também considerada como mola propulsora do crescimento econômico da cidade de Itajaí. Em sua política, em meados da década de 70, seu empenho maior esteve relacionado com a implantação de novas empresas para enriquecer o mercado itajaiense. Foi nessa década na gestão de Nivaldo Detóie (1968/1974) que foi comprada a sede própria da ACII, onde a Entidade atende até hoje, Rua Hercílio Luz, 381, Galeria Rio do Ouro.

Diversas foram as ações e envolvimento da ACII durante sua trajetória. Um passo importante foi a criação do troféu “Empresário do Ano” em 1989 na administração de Horário Figueiredo. O primeiro homenageado foi Paulo Bauer. Na gestão de Mário César Sandri a Entidade estreitou relações com importante parceiro: o Sebrae, que na época passou atender no mesmo andar. Na época também foi realizada a primeira reforma na sede.

Institucional Soluções Empresariais Núcleos Setoriais e Câmaras Imprensa
- Historico
- Diretoria
- Perfil Presidente
- Ex-Presidentes
- Estatuto
- Conselhos
- UtilCard
- Certificado Digital
- Revista ACII
- Envia E-mails
Parcerias Anuncie
Convênios Fale Conosco
Maillist
Cadastre-se e faša parte do nosso maillist

Rua Hercílio Luz, 381 | Sala 201 | 1º andar | Centro | Itajaí/SC | CEP 88301-001 (47) 3247-5500