Bom dia, hoje é dia 16/08 e são 11:53

(47) 3247-5500

A história de sucesso da ACII deve-se ao trabalho de todos os seus ex-presidentes, que voluntariamente deram continuidade às ações desenvolvidas pelos seus antecessores e também contribuíram imprimindo seu estilo e ideias próprias na administração como presidente da Entidade.

Veja algumas ações desenvolvidas pelos últimos ex-presidentes:

Mário César Sandri – (1994/1996)

No biênio de Mário César Sandri foi o responsável pela assinatura do convênio entre ACII e Sebrae, que naquela época passou a atender os empresários no mesmo endereço da Entidade, a instalação do Corpo de Bombeiros no bairro de Cordeiros e também atendida a duplicação da Rodovia Osvaldo Reis.

“Conseguimos integrar a Entidade com o poder público municipal e estadual, visando o atendimento às necessidades para o desenvolvimento de Itajaí”.

 

Odemari Miranda Ferrari – (1996/2000)

Na gestão de Odemari Miranda Ferrari a ACII ampliou seu trabalho, com a criação das Câmaras Setoriais. Foram implantadas: Câmara Internacional de Comércio, Mulher Empresária, Segurança, Porto, Ação Social e Câmara Multissetorial da Micro e Pequena Empresa. No período firmaram-se parcerias com a Prefeitura e segmentos representativos com a finalidade de elaborar projetos de desenvolvimento para os mais diversos setores do município.

 

“A presidência representou experiência pessoal e profissional. Também iniciaram as reuniões migratórias. “Conseguimos integrar a ACII com a comunidade, unir o meio empresarial através da Câmaras Setoriais”.

 

Jucélia Ferreira – (2000/2002)

Com Jucélia Ferreira ocorreu implementação de Núcleos Setoriais: Automecânicas, Confecções e Cabeleireiros. A ACII voltou sua ação à integração da diretoria e associados. A busca de inovação foi constante, como a realização do Café da Manhã para os novos sócios, com apresentação dos trabalhos e serviços oferecidos por estas empresas e apresentação de toda a Diretoria. Nesta gestão também foi realizada Reforma da sede da entidade.

“Ser presidente ampliou meu universo como profissional, passei a encontrar e trocar informações com maior número de empresários, autoridades e membros da comunidade. Com a experiência adquirida me sinto um melhor ser humano e profissional”.

 

Maria Izabel Pinheiro Sandri – (2002 a 2005/2010 a 2013)

Já Maria Izabel Pinheiro Sandri comandou a ACII em dois momentos diferentes. Sua passagem à frente da entidade foi marcada entre os anos 2002 e 2005 foi marcada pelo importante papel desenvolvido na articulação necessária para a duplicação da BR-470, trabalho liderado pelas associações empresariais de Rio do Sul, Blumenau e Itajaí. Além disso, na gestão de 2010/2013, destaca-se o acolhimento pela ACII do Instituto Crescer, que  vem desenvolvendo projetos com foco na qualificação de adolescentes e jovens de Itajaí em situação de vulnerabilidade social, apoiando-se na Lei da Aprendizagem para colocá-los no mercado de trabalho como Jovens Aprendizes.

 

“Dos grandes desafios da vida, posso afirmar que estar à frente da ACII foi um dos maiores, pois esta é uma entidade de uma grande representatividade e credibilidade. Nós não defendemos apenas os interesses dos empresários, mas sim de toda a comunidade e isso é de uma grandeza sem igual. É muito gratificante!”

Marco Aurélio Seára Júnior – (2006/2009)

Além de fortalecer as bandeiras permanentes da ACII, com as melhorias para o Aeroporto Internacional de Navegantes, BR-470, Complexo Portuário de Itajaí, mais recursos para o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, na gestão do empresário Marco Aurélio Seára Junior, a entidade fundou a Câmara de Tecnologia e Informação (TI) e atuou com grande envolvimento no lançamento do Programa Selo Social em Itajaí. Firmou a parceria com o Programa América Latina de Investimentos (Al Invest) para que empresas itajaienses tivessem acesso a recursos oriundos da Comunidade Europeia. Participou da campanha pelo Voto Útil, para que a população votasse para candidatos da região para cargos na Assembleia Legislativa e Senado. Outro grande feito foi a fundação da Credifoz – Cooperativa de Crédito, que nasceu respaldada pela ACII e mais seis entidades.

 “Estou envolvido com a ACII desde 1994, mas foi quando me tornei presidente que vivenciei a força da entidade. Quando você fala em nome da ACII, as portas se abrem. A entidade não faz apenas pelos seus associados e sim, por toda a comunidade. Isso que a torna tão forte e especial. A presidência foi uma experiência riquíssima, onde vivenciei o fato das principais discussões passarem pela ACII. Isso nos agrega muito com empresário e cidadão”.

 

Eclésio da Silva – (2014 a 2015/2016 a 2017)

Conduzir, verbo transitivo direto que significa dar direção ou comando, guiar ou ir junto. Esse, talvez seja, a palavra que melhor resuma a gestão de Eclésio da Silva, que por duas gestões presidiu a ACII. Como presidente, guiou a entidade de maneira firme, mantendo-a na sua posição inquestionável de credibilidade e de fórum permanente para discussões, não só de interesse dos associados, mas também de toda a comunidade. Entre as bandeiras permanentes deste período, estiveram as demandas do Aeroporto Ministro Victor Konder, da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí, a duplicação da BR-470, e tantas outras. Entre as conquistas, cita-se o primeiro Projeto de Iniciativa Popular da Câmara de Itajaí, as operações da Avianca Brasil em Navegantes, os avanços das obras da Antônio Heil e a fundação do Itajaí Convention & Visitors Bureau, entidade de suma importância para o desenvolvimento do Turismo.

“Ser presidente de uma entidade com tamanha credibilidade foi uma experiência de muito aprendizado, sobretudo no tange a articulação e isenção político/partidário, já que a entidade precisa ter livre acesso entre todos os poderes. Por isso, é preciso que o nosso objetivo enquanto entidade de classe enteja muito bem claro. Precisamos estar próximos e ter um bom relacionamento com todos. Com certeza essa parte foi de muito aprendizado”.

João Pery Brandão
1959 – 1965

Leodegário Pedro Silva
1965 – 1968

Nivaldo Detóie
1968 – 1974

Noemi dos Santos Cruz
1974 – 1980

José Luiz Collares
1980 – 1988

Frederico O. de Souza
1988 – 1990

Horácio de Figueredo
1990 – 1992

Mário César Sandri
1992 – 1996

Odemari Miranda Ferrari
1996 – 2000

Jucélia Ferreira
2000 – 2002

Maria Izabel P. Sandri
2002 a 2005/2010 a 2013

Marco Aurélio Seára Júnior
2006 – 2009

Eclésio da Silva
2014 a 2015/2016 a 2017