Boa noite, hoje é dia 12/12 e são 21:44

(47) 3247-5500

A Associação Empresarial de Itajaí (ACII), entidade de classe sem fins lucrativos, membro da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), foi criada num período conturbado da história do Brasil, às vésperas da Revolução de 30. Em 28 de maio de 1929 nascia a ACII com o objetivo de ser um espaço para debates e busca de soluções para os problemas de Itajaí e região.

Há 88 anos começou a ser escrita a história da entidade, quando em uma reunião realizada na Prefeitura de Itajaí foi eleita a primeira diretoria da ACII, composta pelo presidente Bonifácio Schmitt, primeiro-secretário Victor Kleine, segundo-secretário Augusto Voight, tesoureiro Manoel Vieira Garção e o conselho deliberativo formado pelos senhores Júlio Willerding, Arno Bauer e José Eugênio Muller. A primeira sede da entidade localizava-se na casa de Eduardo Dias de Miranda, na rua Lauro Muller, onde anteriormente funcionou os Correios, até 1942.

A ACII teve participação ativa em diversos marcos da história de Itajaí. No primeiro ano de atividade, engajou-se na luta em favor do Porto de Itajaí. Em seguida reivindicou a construção do cais e a estrutura necessária para que o terminal fosse organizado oficialmente.

Também foi fundamental na reivindicação para a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, envolvimento que segue até os dias atuais, estando a ACII diretamente engajada na construção do Complexo Madre Teresa. Inclusive, a entidade teve participação direta na fundação da Associação Madre Teresa (AMT), que objetiva auxiliar nas bandeiras do hospital.

A Associação pode ser considerada mola propulsora do crescimento econômico de Itajaí. Em sua política, em meados da década de 70, seu empenho maior esteve relacionado à implantação de novas empresas para enriquecer o mercado itajaiense. Nas décadas seguintes, foram muitas as bandeiras levantadas pela entidade para que a cidade e a região continuassem em franca expansão, como a duplicação para BR-470, Ferrovia da Integração, ampliação do Porto de Itajaí, melhorias no Aeroporto de Navegantes, campanha pela Redução dos Vereadores e melhor gestão na Câmara de Itajaí e muito mais.

A entidade também coparticipou da implantação do Posto da Polícia Federal para emissão de passaportes, no Itajaí Shopping. Foi força ativa para a fundação da Cooperativa de Crédito Credifoz. Empregou esforços para a criação do Visite Itajaí Convention & Visitors Bureau, entidade destinada a promoção do Turismo nas cidades de Itajaí, Penha e Navegantes. Também foi uma das entidades fundadoras do Observatório Social de Itajaí, que atua buscando contribuir para a melhoria da gestão pública.

Um outro passo importante da ACII foi a criação do troféu “Empresário do Ano”, em 1989, na administração de Horário Figueiredo. O primeiro homenageado foi Paulo Bauer e o último, o empresário Nivaldo Pinheiro, da Procave Investimentos e Incorporações. Desde então, todos os anos, a entidade elege por meio de votos dos associados, o Empresário do Ano. E ainda, uma comissão interna da ACII, composta pelos diretores, define criteriosamente a Mulher Empresária, o Jovem Empresário, o Gestor do Ano, o Destaque no Comércio, o Destaque na Indústria, o Destaque na Prestação de Serviços e o Destaque na Responsabilidade Social. Em 2016, duas novas categorias foram lançadas, o Destaque no 3º Setor e Destaque no Serviço Público. Também são homenageadas as empresas associadas que comemoram 25, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 e 100 anos de fundação ou mais.

O reconhecimento é conferido durante a solenidade que marca o aniversário da ACII. O evento está na 28ª edição e já serviu de inspiração para mais de 200 entidades de todo o país, sendo escolhida como Case de Sucesso pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em 2006. A cerimônia do Troféu Empresário do Ano reúne autoridades de renome nacional e estadual, associados, convidados e o evento já se consagrou como tradicional em Itajaí. Uma festividade que coroa anualmente e dá a visibilidade que a ACII conquistou ao longo da história com um trabalho sério e preocupado com o bem comum.

Missão

Promover a integração, o desenvolvimento empresarial e social, estimulando a livre iniciativa e o associativismo.

Visão

Ser reconhecida como entidade de classe referência na integração, representação e atendimento aos anseios da classe empresarial.