Boa tarde, hoje é dia 23/09 e são 17:38

Representantes do Bacen visitam ACII e ofertam treinamento sobre as cédulas e moedas - ACII

Na tarde de terça-feira, 4 de julho, o presidente Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Mário Cesar dos Santos, recebeu a visita dos representantes do Banco Central (Bacen), Arthur von Linsingen e João Ferraz. Na ocasião, eles colocaram à disposição da entidade uma palestra-treinamento sobre as cédulas e moedas em circulação no Brasil.

A palestra será destinada para lojistas, supermercados e principalmente para os profissionais atuantes nos caixas. O objetivo é detalhar sobre o numerário, qualidade e quantidade das cédulas e moedas disponibilizadas para troco e ainda, a incidência de cédulas falsas em circulação.

Na ocasião, os representantes do Bacen apresentaram dados estatísticos da evolução do uso das notas falsas e a cartilha “Família do Real”, que foi desenvolvida pelo Bacen para o treinamento. O material traz detalhes sobre as características da moeda brasileira, dimensões, elementos de segurança e ainda, orientações sobre como proceder no caso da suspeita de autenticidade de uma nota.

Sobre a dificuldade de troco que o comércio enfrenta, foi repassado pelos representantes da autoridade monetária que atualmente existe um guichê, na agência do Centro do Banco do Brasil, destinado para troca de notas por moedas. O serviço atende pessoas físicas, ou seja, pequenos comerciantes e colaboradores de empresas.

Além do presidente, participaram do encontro o 1º Secretario da ACII, Antônio Ayres dos Santos Jr, o 1º Tesoureiro, João Carlos dos Santos, o VP de Assuntos de Órgãos e Cooperação e presidente da Câmara de Lojistas de Itajaí (CD), Laerson Batista da Costa – CDL e o VP de Assuntos de Comércio Varejista e presidente do Centro Lojas Itajaí, Bonaldo de Oliveira.