Boa tarde, hoje é dia 13/11 e são 15:06

Um dos estados mais inovadores do Brasil, SC ganhou nesta terça-feira, 05/11, um novo ambiente para a discussão e deliberação de assuntos relacionados ao setor de inovação. Composto por representantes dos Núcleos que trabalham com o tema Inovação das Associações Empresariais, sendo a ACII uma delas, seguida pelas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Pinhalzinho, Rio do Sul, Maravilha e Lages, o novo Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação (Ceni), fomentará a inovação em diferentes regiões do estado, além do ecossistema já existente e articulará a formação de novos núcleos nas cidades que ainda não tratam o tema.

O evento de lançamento contou com a presença do gerente da unidade de desenvolvimento regional do SEBRAE SC, Paulo Rocha, do representante da Acate, Marcus Lichtbaul, e dos representantes dos outros braços estaduais da Federação, como o Conselho Estadual da Mulher Empresária, Janelise Royer dos Santos e o presidente do Núcleo Estadual de Automecânicas, Anderson Marchi.

Empreendedor e inovador Alexandre Weimer, palestrou no evento trazendo como tema as pessoas como a matéria prima base para a inovação.   “O ato de inovar sempre aconteceu, a diferença é que hoje inovamos diferente. Para um jovem por exemplo, inovar pode significar ter uma atitude off line”.

Segundo Alexandre, quando se fala de inovação é preciso mudar o pensamento e por isso mudar o pensamento dos empreendedores sobre o que é inovação, pois só assim será possível inovar. “É preciso ter pensamento compartilhado. O conhecimento que nos trouxe até aqui não nos levará adiante, Inovação não é tecnologia é fazer coisas inesperadas”, destacou. Inovação não é tecnologia.

Na ocasião os representantes dos Núcleos participantes do Ceni também compartilharam algumas experiências locais apresentando rapidamente os trabalhos realizados no último ano, como por exemplo, o Núcleo de Inovação da ACI de Joinville que levou para o debate de toda a Associação a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com o auxílio do consultor regional da Facisc, Giovane Pereira, no período da tarde os participantes deram início aos procedimentos operacionais do novo Conselho, com a validação do Regimento Interno, escolha da coordenadoria, os propósitos e o planejamento para 2020.

• Com informações Comunicação Corporativa Facisc