Os colaboradores da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) participaram, nesta terça-feira, 06/08, de encontro sobre o início das operações do Cadastro Positivo, em Jaraguá do Sul. A capacitação foi uma iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Facisc) em parceria com a Boa Vista SCPC e contou com a presença de 45 profissionais das ACIs das regiões do Vale, Norte e Planalto Norte. A capacitação  abordou tanto os aspectos legais quanto os dados técnicos da nova modalidade que permitirá a pontuação do consumidor também por pagamentos, ou seja, score.

Os impactos no mercado

Aprovada em abril, a nova determinação do governo federal muda as formas de análise de cadastro e as empresas que prestam o serviço de consulta tem até 90 dias para adaptação. Até 14 de agosto todos os consumidores deverão ser comunicados que serão inseridos no cadastro positivo, mas também poderão optar por participar ou não.

Segundo o diretor de Soluções Empresariais da Facisc, Ciro Cerutti, com a novidade o consumidor poderá estar mais exposto, porém, também poderá ter avaliações mais justas. “Para o empresário será mais uma opção para analisar o crédito dos seus clientes, ou seja, mais informação e maior poder de negociação”, ressalta, ao enfatizar que outras três capacitações acontecerão no Estado, com objetivo de preparas as ACI´s de outras regionais.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Facisc