Boa tarde, hoje é dia 20/04 e são 19:51

(47) 3247-5500

Aplicações atuais e detalhes da tecnologia Blockchain são apresentados na ACII - ACII

A segurança das informações tem sido tema frequente do meio empresarial e o uso da tecnologia Blockchain vem ganhando cada vez mais usuário ao redor do mundo, justamente por se mostrar confiável. Para detalhar do que se trata o Blockchain e sua aplicabilidade atual, o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), realizou nesta terça-feira, 9 de abril, encontro para debater o assunto.

O evento contou com explanações do diretor de Tecnologia da Dautin Blockchain, Felipe Salazar, do Diretor de Operações também da Dautin, Jeancarlo Vicente e do Especialista em Direito Digital, Felipe Navas Próspero.

Eles detalharam que o Blockchain consiste em uma plataforma em que as informações são distribuídas de maneira descentralizada como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Ou seja, não há um único banco de dados ou servidor para armazenar tais informações, elas são replicadas ao redor de mundo em dezenas de computadores voluntários.

Já existe o uso da tecnologia nos ramos imobiliários, financeiros, varejo, logístico e até de saúde. Recentemente o banco de dados dos CPF´s da Receita Federal migraram para a tecnologia Blockchain. “Pelas informações estarem distribuídas ao redor do mundo, em milhares de computadores voluntários, é difícil que haja invasão ou qualquer tipo de dano a estes dados”, explica Salazar. Outro detalhe pontuado por Próspero, é que todas as alterações feitas nestas informações são registradas, não sendo possível “excluir” detalhes das transações.

Além disso, eles explanaram como o serviço tem sido tratado juridicamente e ainda, como a empresa Dautin vem prestando serviço de geração de provas de autenticidade e assinaturas de documentos de forma 100% online, registrando as operações na rede Blockchain.

Compartilhe: