Os jovens integrantes da edição local do Geração Empreendedora (GE) concluíram nesta terça-feira, 03/09, a primeira etapa da iniciativa com a apresentação dos projetos/empresas que foram desenvolvidos em quatro encontros semanais, que aconteceram no período da tarde, no mês de agosto, na sede da Associação Empresarial de Itajaí (ACII). Em Itajaí, a realização do GE é uma ação do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), que está contando com a participação de 17 adolescentes, alunos da Escola de Ensino Médio Victor Meirelles.

O GE é um projeto da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) que busca despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista nos estudantes do ensino médio, criando uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico. Na prática, aproxima a classe empresarial da geração mais jovem que está em processo de formação no ensino médio, através de oficinas e possibilidades do aluno viver um dia acompanhando um empreendedor de nossa cidade.

No primeiro momento, houve a fase de “Preparação e Capacitação”, onde sob a tutoria dos membros no NJE, os adolescentes tiveram acesso a informações sobre o universo do empreendedorismo e associativismo. Também conheceram detalhes sobre as etapas que envolvem a abertura de uma empresa. Como atividade prática, por meio do tabuleiro “GE Play”, os participantes montaram seus planos de negócios e os apresentaram para um Banca Avaliadora, que analisou e orientou a viabilidade das propostas conforme a ótica do mercado.

A próxima etapa será a “Seleção Virtual”, a qual foi estabelecido aos participantes a tarefa de produzirem um vídeo, de 1 minuto, em que o aluno deverá argumentar sobre a sua permanência na próxima etapa do Geração Empreendedora. Os 10 melhores vídeos os argumentos e desenvoltura, seguirão no projeto.

Mentor Team
A etapa seguinte será a imersão no dia a dia do empreendedorismo. Os adolescentes terão a oportunidade de acompanhar durante todo um dia, ou meio turno, a rotina de um empreendedor, conhecer seus desafios cotidianos e como é a dinâmica de quem empreende. Para esta fase, é preciso o envolvimento dos associados, que ao compreenderem a importância deste momento na formação destes jovens, se coloquem à disposição a receber um dos adolescentes em suas empresas. Inscreva-se AQUI!