INSTITUCIONAL

Com base no associativismo e no cooperativismo, a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) é um espaço para debates, busca por soluções e defesa dos interesses da nossa gente. Uma entidade de classe sem fins lucrativos, que trabalha sem medir esforços pelo desenvolvimento social e econômico de Itajaí.

Sua fundação ocorreu em 28 de maio de 1929, em um momento crítico da história – o mesmo ano da crise de 1929, que abalou o mundo, e um ano antes da Revolução de 30, no Brasil. Desde o início, quando ainda funcionava em um prédio localizado na Rua Lauro Müller, a trajetória da ACII é marcada pela superação de desafios.

Desenvolvimento econômico e social

Sempre pautada pela união de esforços e pelo trabalho coletivo, a ACII tem participação ativa em diversos momentos históricos decisivos para o desenvolvimento de Itajaí e região. Exemplo disso é a sua atuação em favor do Porto de Itajaí. Já em seu primeiro ano de atividades, a entidade reivindicou a construção do cais e da estrutura necessária para que o terminal fosse organizado oficialmente. Essa luta continua até hoje, com os constantes diálogos entre ACII e os setores públicos e privados. A Associação criou um comitê interno para trabalhar em busca de soluções para os momentos de crise de nosso terminal portuário.

Por levantar esta e outras bandeiras, a ACII é protagonista no crescimento econômico de nossa cidade e região. Ao longo de quase cem anos, tem atuado intensamente em questões que resultam na melhoria da infraestrutura, mais organização e qualidade de vida para a nossa população. Alguns exemplos são  as melhorias no Aeroporto de Navegantes, a reivindicação para construção de um novo prédio do Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen e a campanha pela redução do número de vereadores na Câmara de Itajaí.

A Casa do Empreendedor

Nos últimos anos, a entidade participou da implantação do posto da Polícia Federal para a emissão de passaporte, no Itajaí Shopping. Também trabalhou pela criação do Itajaí Convention & Visitors Bureau e foi uma das entidades fundadoras do Observatório Social de Itajaí.

Recentemente a Associação Empresarial de Itajaí liderou a criação do Conselho de Entidades, um grupo de lideranças organizadas para atuar na defesa dos interesses e no atendimento das demandas econômicas e sociais da região.

A valorização do trabalho coletivo, do empreendedorismo e da inovação fazem da ACII uma entidade reconhecida por sua força e por seu protagonismo nas principais questões que envolvem a nossa sociedade.

Somos a Casa do Empreendedor. E estamos sempre de portas abertas!

PROPÓSITO

Impulsionar o empreendedorismo e desenvolver Itajaí.