Conselho de Entidades solicita providências em relação à dragagem do Porto de Itajaí

Ofício foi enviado na segunda, dia 25, às autoridades municipais e estaduais.

O Conselho de Entidades de Itajaí, formado por representantes de diversos segmentos econômicos locais, enviou ofício às autoridades municipais e estaduais solicitando providências quanto à dragagem do Complexo Portuário de Itajaí. O documento, emitido nesta segunda-feira, 25, teve como destinatários o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, o prefeito Volnei Morastoni, o governador Jorginho Mello e o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, José Roberto Martins.

O texto do ofício assinado pelo Conselho de Entidades ressalta que “o Porto de Itajaí, pela sua característica, exige uma dragagem de manutenção de forma contínua, com dragagens espaçadas de retirada de material”. As entidades que formam o Conselho revelam preocupação com a continuidade do trabalho de dragagem. É mencionado também o contrato de dragagem entre a Superintendência do Porto e a empresa holandesa Van Oord, que irá vencer em 2025 e não poderá mais ser renovado. O documento pede ainda esclarecimentos quanto à suposta situação de inadimplência do Porto de Itajaí no pagamento deste contrato. “É premente já disparar o processo de licitação para um novo contrato”, alerta o texto.

Eclésio da Silva, representante do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissárias de Despachos do Estado de Santa Catarina – Sindasc, demonstra apreensão. Ele destaca que o Rio Itajaí-Açu necessita de constantes dragagens, devido ao assoreamento. “Se não for dragado, consequentemente diminui de profundidade. Isso vai levar a autoridade marítima a rever os parâmetros operacionais para navios maiores. Isso é risco em função justamente de limitação de entrada e saída de navios. Consequentemente os armadores acabam desviando os seus navios para outros portos – não do estado de Santa Catarina, que já se encontram, de certa forma, congestionados – mas para outros estados vizinhos”, explica.

Silva considera apropriado o envio do ofício às autoridades. “É pertinente a manifestação do Conselho de Entidades de Itajaí, endossada pela Facisc e pela Fecomércio, para que isso seja esclarecido e ajustado, pago o que tem devidamente para ser pago, e também a busca do processo licitatório de novo contrato, para os anos seguintes”. O representante do Conselho ressalta a preocupação no sentido de que a dragagem não venha a sofrer descontinuidade.

A paralisação no movimento de cargas conteinerizadas, que persiste desde dezembro de 2022 é outro fator que deixa apreensivos os integrantes do Conselho de Entidades.

O Conselho de Entidades de Itajaí é composto por:

ACII – Associação Empresarial de Itajaí

ADAC – Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinense

AMFRI – Associação do Municípios da Foz do Rio Itajaí

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí

Intersindical Patronal

Itajaí Convention Bureau

OAB/SC – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Itajaí

Observatório Social de Itajaí

Sincodiv – Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Santa Catarina

Sincombustíveis – Sindicato Com. Varejista de Derivados de Petróleo de Itajaí e Balneário Camboriú

SINDAESC – Sindicato Despachantes e Ajudantes Aduaneiros de SC